Lucia Garcez e Margarida Patriota
Escola Parque 308 25/09/2008
O evento foi dado início com os agradecimentos a todas as regiões com a palavra de Íris com a reflexão da mudança das series quando a leitura e a mudança em relação aos encontros da educação continuada referente a língua com a diversidade de momentos de troca, para levar o conhecimento ao aluno e contribuir também com o conhecimento individual .
João Bosco = Fala: Lutar com a palavra é luta, mas vã no entanto lutamos qual rompe amanhã .O poder da palavra na educação a linguagem e a falar e escrever faz para da vida.
Lucia Garcez ressalta a importância do letramento e as mudanças na formação docente e a diversidade da língua e sobre a fala interna o conhecimento que cada um traz seu conhecimento com o passar dos anos. Ela estudou na Suíça e as escolas eram para ensinar costumes e dotes femininos; e com essa diversidade de conhecimento pode trazer para sua vida a riqueza conhecendo os currículos e se adaptando as regras da língua.
Margarida Patriota Mineira ressalta que sua formação foi na década de 70 quando houve uma democratização do ensino e isso mudou o panorama da escola e a escola foi adaptada para trabalhar a oralidade, pois na escola o professor precisa informa as praticas da escrita para desenvolver e produzir textos quando a reflexão da língua; e o habito da leitura para que os alunos possam se identificar a ler por prazer. Com ela foi assim, pois a leitura foi a conseqüência para que ela hoje fosse escritora.
É verdade que quem ler muito escreve bem? Não só como escreve bem como aprende expressa o contato com a língua diversificada e o vocabulário mais rico, cultura, interpretar também a vida. Capacidade de expressão. A leitura traz essa interdisciplinaridade da interpretação da língua só ler não é necessário também a escrita.
O manejo da palavra por manejo da literatura que nossa realidade há alunos que vem de outros estados, e aos docentes desenvolver habilidades com a referencia que eles fazem de cada, respeitando a individualidade, conhecendo a sua identidade conhecendo avim sua respeitar as diferenças, sendo passando conhecimento; mostrando a linguagem do passado e do presente, como registro da fala das regiões, dos nossos avós, da comunidade, da tecnologia com ênfase na linguagem formal e norma culta.
A literatura é a arte da vida.
Com a palestra foi relatado que o mais importante não é só o conhecimento e sim a pratica e evolução e reconhecimento para as autoras o maior dos desafios é conquistar os leitores e com isso levados a curiosidade e prazer pela leitura de forma diversificada afim de que através dessa curiosidade despertar nos docentes a troca entre si , e levados a pratica em sala de aula para o renascimento também de seus alunos que serão levados a essa magia que a leitura sem restrições tudo pelo fato de conhecer novas palavras e forma da língua . Conteúdo esses encontros nos faz refletir sobre nossa pratica e novos caminhos a serem alcançados basta o professor também busque sua educação continuada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário